Detalhes do Projeto
Título | AVALIAÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR IMS034- BASES TEÓRICAS E TÉCNICAS DE ENFERMAGEM
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Pesquisa
| ||||
Coordenador(a) | Patricia da Silva Pires
| ||||
| |||||
Resumo | A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que está ligada a história do sistema educacional, e vem contribuindo para a formação integrada de alunos em diversas áreas, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação. A monitoria exerce papel importante tanto nas experiências que são vividas pelos alunos na disciplina apresentada pelo professor, através das habilidades adquiridas, como também nos alunos monitores, lhes apresentando à docência. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar a contribuição do programa de monitoria do componente curricular IMS034-Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem na formação de graduandos de enfermagem e objetivos específicos: elaborar um instrumento para avaliação dos discentes que utilizaram as atividades de monitoria e identificar a contribuição da monitoria no processo de ensino-aprendizagem e na construção de habilidades necessárias para a prática profissional.. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e serão incluídos no estudo alunos regularmente matriculados no curso de Enfermagem e que participaram do programa de monitoria do componente curricular IMS034-Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem, no semestre 2014.2, da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Em levantamento prévio foram identificados 23 discentes que frequentaram a monitoria no período supracitado. Para a coleta de dados, será utilizado à técnica de entrevista semiestruturada e os dados serão analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados desse estudo permitirão um maior conhecimento sobre a monitoria e os aspectos que essa envolve dentro da disciplina do curso de Enfermagem, o seu impacto no aprofundamento do conhecimento e das habilidades
| ||||
Equipe Executora |