Detalhes do Projeto
Título | O EFEITO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA DETECÇÃO DA DISLEXIA
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Pesquisa
| ||||
Coordenador(a) | Patricia Martins de Freitas
| ||||
| |||||
Resumo | O objetivo do projeto é investigar o efeito do conhecimento dos professores na detecção da dislexia. Para isso será elaborado e validado um instrumento que permite o professor aplicar e detectar os sinais da dislexia, contribuindo para um diagnóstico precoce. Método: O estudo terá um delineamento quantitativo, transversal, com comparação de grupos. Os participantes serão divididos em dois grupos: 80 professores e 650 crianças do ensino fundamental com idade entre 8 e 10 anos de escolas públicas e particulares. Instrumentos: Medidas psicológicas para mensurar as variáveis do estudo. Professores: Questionário sobre o conhecimento do professor, Rastreio dos sinais da Dislexia para o Professor. Crianças: A avaliação das crianças tem como objetivo identificar quais crianças possuem ou não a dislexia, permitindo a análise da sensibilidade e especificidade do instrumento. Serão utilizados sete instrumentos que avaliam leitura, escrita, inteligência e memória, confirmando ou não o diagnóstico da dislexia. Espera-se com este projeto identificar os efeitos do conhecimento do professor na detecção da dislexia, identificando o nível desse conhecimento, e validar o instrumento de rastreio, possibilitando-o como ferramenta que auxilie o professor identificar sinais da dislexia em seus alunos.
| ||||
Equipe Executora |