SISAPE - Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Detalhes do Projeto

Título
O EFEITO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA DETECÇÃO DA DISLEXIA
Tipo de Projeto
Pesquisa
Coordenador(a)
Patricia Martins de Freitas
Data Inicial
18/03/2019
Data Final
18/03/2020
Resumo
O objetivo do projeto é investigar o efeito do conhecimento dos professores na detecção da dislexia. Para isso será elaborado e validado um instrumento que permite o professor aplicar e detectar os sinais da dislexia, contribuindo para um diagnóstico precoce. Método: O estudo terá um delineamento quantitativo, transversal, com comparação de grupos. Os participantes serão divididos em dois grupos: 80 professores e 650 crianças do ensino fundamental com idade entre 8 e 10 anos de escolas públicas e particulares. Instrumentos: Medidas psicológicas para mensurar as variáveis do estudo. Professores: Questionário sobre o conhecimento do professor, Rastreio dos sinais da Dislexia para o Professor. Crianças: A avaliação das crianças tem como objetivo identificar quais crianças possuem ou não a dislexia, permitindo a análise da sensibilidade e especificidade do instrumento. Serão utilizados sete instrumentos que avaliam leitura, escrita, inteligência e memória, confirmando ou não o diagnóstico da dislexia. Espera-se com este projeto identificar os efeitos do conhecimento do professor na detecção da dislexia, identificando o nível desse conhecimento, e validar o instrumento de rastreio, possibilitando-o como ferramenta que auxilie o professor identificar sinais da dislexia em seus alunos.
Equipe Executora
NomeVínculoFunção no ProjetoCH Semanal
Patricia Martins de FreitasDocenteCoordenadora10
Heloísa dos Santos Peres CardosoOutropesquisadora 40
Wilza Santos MagalhaesVoluntárioIniciação científica20
Ana Clara Santos Alves de Oliveira FreitasVoluntárioIniciação científica20
Daniele Silva Blesa NovaisVoluntárioIniciação científica20