SISAPE - Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Detalhes do Projeto

Título
Influência da Ansiedade Matemática sobre a Memória de Trabalho e o Controle Inibitório de Crianças com Baixo Desempenho em Aritmética
Tipo de Projeto
Pesquisa
Coordenador(a)
Patricia Martins de Freitas
Data Inicial
25/03/2019
Data Final
31/05/2022
Resumo
Objetivo: O propósito deste estudo é mensurar o nível de ansiedade matemática presente em pais, professores de matemática e em alunos de escolas públicas e particulares, e analisar o efeito dessas variáveis na cognição dos alunos, mais especificamente na memória de trabalho e no controle inibitório. Método: O desenho do estudo é quantitativo e transversal com comparação de dois grupos: crianças com baixo desempenho em aritmética, e crianças que não possuem baixo desempenho em aritmética. Os participantes da pesquisa serão crianças com idades de 7 a 10 anos de escolas públicas e privadas da cidade de Vitória da Conquista - BA e seus respectivos pais e professores de matemática. A amostra será dividida em 280 crianças de escolas públicas e 260 privadas, totalizando 540 alunos, seus respectivos pais ou responsáveis, totalizando 540 cuidadores participantes, bem como os professores de matemática das escolas participantes, os quais serão aproximadamente 20. Os instrumentos utilizados serão: Teste de Desempenho Escolar (TDE) – Subteste de Aritmética, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Tarefa de Stroop – versão numérica, Questionário de Ansiedade Matemática (QAM), Escala de Ansiedade Matemática – EAM, Inventário de Atitudes Ante As Matemáticas – IAM, Teste Cubos de Corsi, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC IV - Subteste Dígitos. Resultados esperados: Evidenciar a interação entre ansiedade matemática dos pais e professores de matemática e a ansiedade matemática presente em alunos, e testar o efeito dessa interação sobre as variáveis cognitivas, memória operacional e controle inibitório. Busca-se analisar fatores que influenciam no baixo desempenho de crianças em matemática, bem como investigar o papel da ansiedade matemática.
Equipe Executora
NomeVínculoFunção no ProjetoCH Semanal
Patricia Martins de FreitasDocenteCoordenadora10
Priscila Virgínia Salles Teixeira FigueiraOutropesquisadora40
Karen Luiza Oliveira MeiraVoluntáriopesquisadora de iniciação científica 20
Fernanda Silva PereiraVoluntárioiniciação científica20
Bruna Kelly Teixeira de AraujoVoluntárioiniciação científica20
Natan Ferreira FiladelfoVoluntárioiniciação científica20
Michel Angelo Pinto de OliveiraVoluntárioiniciação científica20
Ana Karolina Morais Lima OutroDiscente de Pós graduação (Ingresso em março 2020)10