Detalhes do Projeto
Título | AVALIAÇÃO DE UM MÉTODO DE ESTUDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM DA IMUNOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Pesquisa
| ||||
Coordenador(a) | Kenia de Oliveira Bueno
| ||||
| |||||
Resumo | Na rotina universitária, os estudantes tentam encontrar formas de aprender aquilo que lhes foi orientado, muitas vezes sem entendimento algum de como conduzir seus estudos a uma aprendizagem efetiva. Os cursos superiores produzem muito conteúdo e os estudantes se veem limitados, quanto a seu desempenho de aprendizagem. Segundo Karpicke (2016), a maioria dos estudantes não escolhe um bom método para estudar e a diversidade de técnicas contribui para isso, pois não conseguem, isoladamente, promover motivação, controle do tempo, recuperação de informações que são requisitos importantes para uma aprendizagem baseada na forma como o cérebro funciona. Objetivo: avaliar a construção dos saberes pelos estudantes utilizando a metodologia “Método da Montanha” como estratégia de estudo. Será realizado na Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Os dados serão coletados a partir da aplicação de uma folha de dados sociodemográficos. Além disso, serão aplicados também: um questionário, onde os estudantes descreverão qual a técnica de estudo que mais utilizam; um teste cognitivo inicial, após estudo de determinado tema da área das ciências naturais; e um segundo teste cognitivo, após uma semana da primeira aplicação, a fim de mensurar a capacidade de retenção da informação aprendida no estudo do referido tema. A coleta acontecerá nos meses após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva, usando-se o software SPSS. Os participantes terão sua identidade resguardada, conforme Resolução 466 de 2012. Espera-se que os resultados contribuam para a melhor compreensão da influência das técnicas de estudo e do método testado, a fim de proporcionar melhores ferramentas de aprendizado aos estudantes.
| ||||
Equipe Executora |