Detalhes do Projeto
Título | Promoção do engajamento cidadão e avaliação crítica no SUS: avaliação dos efeitos do uso de um podcast para formação profissional no âmbito do Programa Saúde na Escola
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Tipo de Projeto | Pesquisa
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Coordenador(a) | Daniela Arruda Soares Alves
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Resumo | A interseccionalidade entre saúde e educação é reconhecida em políticas, programas e ações de caráter nacional e mundial. No Brasil, o Programa Saúde na Escola (PSE), visa contribuir para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública, fomentando ações conjuntas entre as áreas saúde/educação. Ademais, fundamenta-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS. Deste modo, o investimento em processos de educação permanente de profissionais de saúde e educação embasados nos princípios das escolhas informadas em saúde e, portanto, em evidências confiáveis, pode contribuir para aprimorar, reorganizar e transformar as práticas rotineiras de trabalho, tendo por base o conhecimento científico e crítico. Objetiva-se: projetar recursos de tecnologia de informação e comunicação (podcast) para permitir a profissionais de saúde e de educação avaliar criticamente a confiabilidade das afirmações sobre os benefícios e danos dos tratamentos e fazer escolhas de saúde informadas; promover processos educativos direcionados à profissionais de saúde e educação acerca do saber científico e crítico em saúde e avaliar a efetividade dos recursos de aprendizagem produzidos entre profissionais de saúde e de educação quanto a compreensão, satisfação, adequação, utilidade, facilitadores e barreiras no uso do podcast na promoção do pensamento científico e crítico em saúde. O projeto propõe uma abordagem integrada em etapas. Na etapa 1 propõe-se reconhecer características do contexto municipal para o desenvolvimento de recursos digitais. Na etapa 2 será desenvolvido um Podcast, dividido em múltiplos episódios. O conteúdo contemplará ensinamentos sobre o desenvolvimento do pensamento científico e crítico sobre saúde baseado em conceitos-chave. Quanto ao formato, uma narradora manterá; o fio condutor, que contará com participações fixas de um professor e de uma pesquisadora, responsáveis por aprofundar cada tópico, como também serão incorporados relatos reais e vivências de pesquisadores e profissionais da saúde. Na etapa 3 ocorrerá a promoção de processos formativos, onde os participantes serão inicialmente abordados a partir de um workshop. Posteriormente, serão entregues reprodutores de multimídia com podcast para profissionais de educação e profissionais de saúde. A cada semana um episódio tratará; de um conceito-chave em um total de 8. Na etapa 4 ocorrerá a avaliação da efetividade do podcast para formação profissional no âmbito do PSE. Para a mensuração do sucesso do podcast a curto prazo, será adotado uma abordagem de métodos mistos de avaliação de processo. Esta avaliação consistirá em explorar a compreensão, satisfação, adequação, utilidade, facilitadores e barreiras no uso do podcast por meio de avaliação inicial e final da qualidade de cada episódio com entrevistas semi-estruturadas, avaliação da consolidação do conteúdo apresentado através de questionário e grupos focais com participantes e equipe do projeto.
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Equipe Executora |