SISAPE - Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Detalhes do Projeto

Título
Promoção do engajamento cidadão e avaliação crítica no SUS: avaliação dos efeitos do uso de um podcast para formação profissional no âmbito do Programa Saúde na Escola
Tipo de Projeto
Pesquisa
Coordenador(a)
Daniela Arruda Soares Alves
Data Inicial
11/01/2021
Data Final
09/12/2022
Resumo
A interseccionalidade entre saúde e educação é reconhecida em políticas, programas e ações de caráter nacional e mundial. No Brasil, o Programa Saúde na Escola (PSE), visa contribuir para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública, fomentando ações conjuntas entre as áreas saúde/educação. Ademais, fundamenta-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS. Deste modo, o investimento em processos de educação permanente de profissionais de saúde e educação embasados nos princípios das escolhas informadas em saúde e, portanto, em evidências confiáveis, pode contribuir para aprimorar, reorganizar e transformar as práticas rotineiras de trabalho, tendo por base o conhecimento científico e crítico. Objetiva-se: projetar recursos de tecnologia de informação e comunicação (podcast) para permitir a profissionais de saúde e de educação avaliar criticamente a confiabilidade das afirmações sobre os benefícios e danos dos tratamentos e fazer escolhas de saúde informadas; promover processos educativos direcionados à profissionais de saúde e educação acerca do saber científico e crítico em saúde e avaliar a efetividade dos recursos de aprendizagem produzidos entre profissionais de saúde e de educação quanto a compreensão, satisfação, adequação, utilidade, facilitadores e barreiras no uso do podcast na promoção do pensamento científico e crítico em saúde. O projeto propõe uma abordagem integrada em etapas. Na etapa 1 propõe-se reconhecer características do contexto municipal para o desenvolvimento de recursos digitais. Na etapa 2 será desenvolvido um Podcast, dividido em múltiplos episódios. O conteúdo contemplará ensinamentos sobre o desenvolvimento do pensamento científico e crítico sobre saúde baseado em conceitos-chave. Quanto ao formato, uma narradora manterá; o fio condutor, que contará com participações fixas de um professor e de uma pesquisadora, responsáveis por aprofundar cada tópico, como também serão incorporados relatos reais e vivências de pesquisadores e profissionais da saúde. Na etapa 3 ocorrerá a promoção de processos formativos, onde os participantes serão inicialmente abordados a partir de um workshop. Posteriormente, serão entregues reprodutores de multimídia com podcast para profissionais de educação e profissionais de saúde. A cada semana um episódio tratará; de um conceito-chave em um total de 8. Na etapa 4 ocorrerá a avaliação da efetividade do podcast para formação profissional no âmbito do PSE. Para a mensuração do sucesso do podcast a curto prazo, será adotado uma abordagem de métodos mistos de avaliação de processo. Esta avaliação consistirá em explorar a compreensão, satisfação, adequação, utilidade, facilitadores e barreiras no uso do podcast por meio de avaliação inicial e final da qualidade de cada episódio com entrevistas semi-estruturadas, avaliação da consolidação do conteúdo apresentado através de questionário e grupos focais com participantes e equipe do projeto.
Equipe Executora
NomeVínculoFunção no ProjetoCH Semanal
Daniela Arruda Soares AlvesDocenteCoordenadora8
Márcio Galvão Guimarães de Oliveira DocentePesquisador4
Herbert Gomes da SilvaOutroPesquisador4
Joana Bisol BalrdimOutroPesquisadora4
Ingrid Oliveira Chaves OutroPesquisadora4
VANESSA RODRIGUES DE OLIVEIRAOutroPesquisadora4