Detalhes do Projeto
Título | Um olhar a mais em cinema e psicanálise
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Extensão
| ||||
Coordenador(a) | Milena Maria Sarti
| ||||
Tipo de Extensão | Eventual
| ||||
| |||||
Resumo | Desde a já usual interpretação psicanalítica das narrativas cinematográficas, até as menos costumeiras homologias entre o trabalho interpretativo do psicanalista nas sessões e o trabalho de produção fílmica, bem como entre o trabalho do sujeito do inconsciente/desejo na produção de suas próprias (de)formações - sintomas, fantasias, sonhos - e o trabalho de produção de um filme como linguagem - direção, fotografia, roteiro, edição, montagem, enquadre etc. (DUNKER e RODRIGUES, 2015), se faz interessante explorar os diferentes modos de pensar esses campos. A partir das relações entre cinema e psicanálise, decalca-se não só modos como os filmes são dados a ver e vistos como produtos contemporâneos à nossas formas de vida já que as expressam, mas também a maneira como são eles próprios produtores de realidade à essas mesmas formas de vida que acenam somente representar. Tal percepção traz enigmas e inquietações à interface das duas práticas-saberes que, contingentes a seu tempo, têm a dizer acerca do atravessamento entre processos de produção de subjetividade - acordo de olhares - e processos de produção de singularidade - um olhar - no contexto sociopolítico contemporâneo. Aposta-se numa convergência das hermenêuticas psicanalíticas e cinematográficas, bem como em seus processos de produção que são injuntivos a existência de um olhar a mais sobre a realidade para que (de)formem linguagem. Objetiva-se explorar as nuances das relações entre cinema e psicanálise contingentes à questões subjetiva-sociais contemporâneas através de um projeto que articule um duplo eixo: a realização de grupo de estudos bibliográfico e a curadoria cinematográfica para exibição fílmica e discussão teórico-prática. O grupo de estudos se caracteriza por encontros não presenciais (TICS) no atual contexto sanitário e de periodicidade mensal, com bibliografia básica e eixos temáticos compostos pelos oito volumes da Coleção Cinema e Psicanálise (Dunker e Rodrigues, 2015). A curadoria cinematográfica caracteriza-se pela exibição e discussão de indicações fílmicas que compõem a Coleção e por indicações próprias do grupo, desde que mantenham a pertinência temática e o fio teórico-prático da proposta.
| ||||
Equipe Executora |