Detalhes do Projeto
Título | Instrumento de Avaliação da Inteligência para Crianças com Autismo: estudo de elaboração e validação preliminar
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Tipo de Projeto | Pesquisa
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Coordenador(a) | Patricia Martins de Freitas
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Resumo | O Autismo é uma psicopatologia definida como uma síndrome, pois apresenta uma variabilidade significativa de sintomas sendo três deles a base do diagnóstico, alterações qualitativas: das relações sociais; da comunicação social; do comportamento. A prevalência de retardo mental está estimada em 70% dos casos, entretanto existem muitas limitações para avaliação cognitiva dessas crianças. Tais limitações dificultam um psicodiagnóstico mais apurado. Considerando essas questões, o presente estudo tem como objetivos a elaboração e validação preliminar de um instrumento para avaliação da inteligência considerando o modelo teórico mais recente da psicologia cognitiva. Para isso serão avaliadas as dimensões descritas no modelo de Catell-Horn-Carroll, sendo que para cada dimensão serão elaboradas duas provas. Esses instrumentos serão construídos para atender as necessidades específicas das crianças com autismo, sendo, portanto, importante isolar os principais déficits como relações sociais, comunicação e pensamento simbólico. O instrumento de avaliação da inteligência será aplicado com crianças com autismo, Asperger, deficiência mental e desenvolvimento típico. Esses grupos constituirão a amostra para três fases do estudo piloto fase 1 e 2, e validação preliminar. Após a coleta de dados será realizada a análise das propriedades psicométricas do instrumento e investigação do perfil dos grupos, investigando o poder de discriminação das provas elaboradas.
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Equipe Executora |