SISAPE - Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Detalhes do Projeto

Título
Efeitos de Interação entre as Variáveis do Ambiente Familiar, Comportamento e Inteligência sobre Desempenho Escolar de Crianças entre 6 e 11 anos.
Tipo de Projeto
Pesquisa
Coordenador(a)
Patricia Martins de Freitas
Data Inicial
18/02/2013
Data Final
18/02/2014
Resumo
O presente projeto tem como objetivo investigar as variáveis cognitivas e psicossoais e suas interferências no desempenho escolar de crianças de 6 a 11 anos. A influência do estilo parental, relações familiares, estado emocional das mães são variáveis que tem bastante influencia no desenvolvimento infantil. Entretanto, ainda são necessários estudos que investiguem a interação entre tais variáveis. O delineamento do estudo é do tipo estudo quase experimental, transversal com a comparação entre grupos. Participarão desse estudo um número estimado de 300 crianças, constituído por crianças de 6 a 11 anos e suas respectivas mães; divididas entre escolas públicas e privadas, da cidade de Vitória da conquista. Inicialmente as famílias serão convidadas a participar de uma reunião para leitura e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados, que acontecerá em duas fases: na primeira, serão coletados dados dos familiares, na segunda fase com suas crianças. Os instrumentos utilizados serão: ficha de dados pessoais, Critérios de Classificação Econômica Brasil (CCEB); Testes das Matrizes Progressivas de Raven, Teste de Desempenho Escolar, Inventários de Comportamentos da Infância e Adolescência ( CBCL), Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes - Relatório para o Professor, Adolescência Inventário de Estilos Parentais (IEP), Inventário de Clima Familiar, Inventário Beck de Ansiedade e Inventario Beck de Depressão. Espera-se, portanto, através dos dados obtidos e como resultado do estudo, identificar: a relação entre o estado emocional das mães, estilo parental e clima familiar; a relação entre as variáveis sócio-demográficas, o comportamento e inteligência da criança e o efeito dessas sobre o desempenho escolar das crianças.
Equipe Executora
NomeVínculoFunção no ProjetoCH Semanal
Amanda Avelar Lima (não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Jamille Porto Dias(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Janaina Silva Oliveira(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Jessica Lopes de Oliveira(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Ana Patricia Souza da Costa(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Luiz Renato da Silva Ramos (não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Maiana Pereira dos Santos(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Vanessa Cordeiro de Souza Mattos (não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Adriel Muniz Oliveira(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Caíssa Carvalho Oliveira (não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Geise Kelly vilas Boas (não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)
Cassiano Aguiar de Melo(não definido)Pesquisador iniciação científica(não definido)