Detalhes do Projeto
Título | Qualidade de Vida Acadêmica: Indícios de depressão e fatores associados.
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Pesquisa
| ||||
Coordenador(a) | Amanda Gilvani Cordeiro Matias
| ||||
| |||||
Resumo | Este projeto refere-se a uma pesquisa sobre qualidade de vida acadêmica (QVA), dimensionado através de questionários validados propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo foi avaliar as transformações relacionados à qualidade de vida acadêmica (QVA), a partir do reconhecimento situacional da condição de vida e saúde dos estudantes no percurso acadêmico, que incluem variáveis sobre o indicativo de depressão autorreferida pelos estudantes participantes do estudo no IMS/UFBA. Assim, é relevante avaliar como as expectativas e vivências afetam as dimensões da QVA expressas em domínios físico, psicológicos, de relações e meio ambiente, que foram avaliados através do Whoqol-bref e questionários pré-estruturados pelos pesquisadores Trata-se de um estudo transversal que foi realizado no IMS/UFBA com percentual de 40% com estudantes matriculados nos cursos da área de saude. As informações foram coletadas por questionário Sociodemográfico, Whoqol-bref sobre QVA, EBIA, PHQ-9 e informações sociodemográficas. Os dados organizados serão analisados por estatística descritiva (frequência, média e desvio padrão), análise de curva Receiver-Operating Characteristic (ROC) para avaliar a capacidade diagnóstica dos pontos de corte dos questionários. Considerada uma confiança de 95% e alfa de 0.5%, as análises serão realizadas pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versao.20, e pelo Stata 15.0 (Stata Corp., College Station, Estados Unidos), quando necessários. A pesquisa já possui aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa mediante CEP/IMS Parecer: 2.852.559 (projeto guarda-chuva). Nesta fase do projeto serão realizadas adequações do banco de dados ao software, com inserção das variáveis remanentes e as análises dos dados com fins a elaboração dos artigos científicos para publicação. Descrever o perfil da qualidade de vida acadêmica com ênfase nos indícios depressivos e fatores associados, autorrelatada pelos universitários.
| ||||
Equipe Executora |