Detalhes do Projeto
Título | Os efeitos do excesso do uso dos jogos eletrônicos no neurodesenvolvimento da atenção em crianças de 0 a 12 anos: Pesquisas e Análises Teóricas”.
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Tipo de Projeto | Pesquisa
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Coordenador(a) | Vinícius Cunha Gonzalez
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Resumo | A atenção é um constructo psicológico responsável pela seleção de um estímulo em detrimento de outros presentes no ambiente. Esta seleção é flexível podendo ocorrer em qualquer momento do processamento de informações e em várias regiões do cérebro ao mesmo tempo.
Os jogos eletrônicos são programas computacionais executados em computadores, videogames, celulares e tablets para o entretenimento dos usuários. Esses dispositivos eletrônicos são acessados cada vez mais cedo pelas pessoas e seu tempo de uso tem sido maior do que o tempo recomendado pela Organização Mundial
da Saúde (OMS) para as faixas etárias. Eles apresentam benefícios na aprendizagem, desenvolvimento de relações interpessoais, aperfeiçoamento de funções motoras finais e benefícios escolares, mas seu uso excessivo apresenta malefícios como dificuldade de interação social, isolamento e baixo rendimento escolar, deficit de atenção, hiperatividade, depressão, agressividade, distúrbios do sono e ansiedade.
Desta forma o uso intensivo dos jogos eletrônicos é um fator ambiental que potencializa ou desencadeia a manifestação de deficits na atenção, em especial nas
crianças, pois estão sujeitas a apresentarem consequências negativas pelo contato exacerbado dos jogos eletrônicos.
Assim, este projeto objetiva realizar pesquisa bibliográfica sobre os efeitos na atenção, causados pelo uso exacerbado dos jogos em crianças.
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Equipe Executora |