SISAPE - Sistema de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Detalhes do Projeto

Título
Farmacêutico In Foco
Tipo de Projeto
Extensão
Coordenador(a)
Milena Soares dos Santos
Tipo de Extensão
Permanente com relatórios anuais
Data Inicial
07/06/2023
Data Final
(não definido)
Resumo
O Profissional Farmacêutico O Farmacêutico é um profissional da área da saúde, cuja atuação foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Para atender às necessidades da população, em 2000, a Federação Farmacêutica Internacional (FIP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontavam uma nova direção para o papel do farmacêutico, centrando seu foco na atenção ao paciente. Sendo assim, a formação do farmacêutico sofreu mudanças importantes nas últimas décadas, voltando-se para um perfil generalista. No Brasil, tal abordagem resultou em novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Farmácia, editadas pelo Ministério da Educação, em 2002. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, tais diretrizes alteraram significativamente o perfil do profissional a ser formado. Deixaram de existir as habilitações, e o âmbito de formação passou a abranger todas as áreas das ciências farmacêuticas. O caráter tecnicista deu lugar à formação de um profissional com conhecimentos técnico-científicos permeados de atividades de caráter humanístico, com capacidade de criticar, refletir e ser um agente de mudanças, apto a tomar decisões em prol da resolução de um problema de saúde, tanto no âmbito do indivíduo quanto da coletividade. (ICQT, S.d.) A história da educação farmacêutica no Brasil tem sido pontuada por eventos que marcaram e impactaram fortemente a orientação dos preceitos de formação, com consequências no exercício profissional. Esses marcos, em sua maioria com base legal, direcionou a estrutura curricular dos cursos de Farmácia no Brasil. Como resultado de extensivas discussões iniciadas em 2015, com abrangência nacional, a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC aprovou e publicou, em 06 de outubro de 2017, as novas DCNs para o curso de graduação em Farmácia, com prazo de dois anos para sua instalação em todos os cursos de Farmácia em funcionamento no País. Atualmente, o Farmacêutico define-se como o profissional de saúde que tem formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, tem formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. (BRASIL. MEC, 2017). De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, hoje estão previstas 135 especialidades. (CFF, 2013) Deste modo, para atender a esse novo perfil do egresso estabelecido nas DCNs vigentes, a formação farmacêutica deve ser desenvolvida por meio do cumprimento de três eixos, assim descritos no seu artigo quinto: Art. 5º Dada a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, para contemplar o perfil do egresso, a formação deve estar estruturada nos seguintes eixos: I - Cuidado em Saúde; II - Tecnologia e Inovação em Saúde; III - Gestão em Saúde De acordo com Plano Nacional de Educação (PNE), foram estabelecidas metas quantitativas para a educação superior, o que favoreceu a expansão na abertura de cursos de Farmácia nos últimos anos em todo o país. Dos 637 cursos regulares e sob consulta, registrados no sistema e-MEC (2018), 375 cursos (58,9%) estão localizados no interior e 262 (41,1%) nas microrregiões das capitais. Conforme Censo da Educação Superior, o percentual dos tipos de organização acadêmica das IES que ofertam os 510 cursos regulares de Farmácia em todo o Brasil, está distribuído em 223 Faculdades (43,7%), em 206 Universidades (40,4%), 79 Centros Universitários (15,5%) e 2 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (0,4%). Na Bahia, são 29 cursos credenciados, sendo seis Universidades Públicas, das quais, três são Federais e 3 são Estaduais. (Microdados do Censo da Educação Superior, 2016; CFF, 2019). Segundo o Banco de dados Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF), em 2017 havia 223.536 farmacêuticos no Brasil para atender a 164.136 postos de trabalho, o que corresponde a uma relação de farmacêuticos/posto de trabalho de 1,4. Enquanto que na Bahia são 8.555 farmacêuticos cadastrados, sendo 1,2 a relação entre o número de farmacêuticos e postos de trabalho disponíveis. Com o crescimento da população e suas demandas, o aumento destes postos de trabalho não necessariamente ocorre de maneira proporcional ao quantitativo de farmacêuticos. Para que os cursos atendam às necessidades regionais, precisam ser orientados pela capacidade dos postos de trabalhos existentes na região em absorver os egressos. Pensando nesta análise, elaboramos um questionário online construído na plataforma Google-forms intitulado: “Por onde andam nossos egressos?”, cujos dados serão a base para coleta de informações sociodemográficas, formação acadêmica e de quais postos de trabalho estão/foram ocupados pelos egressos do curso de Farmácia do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT-UFBA), desde a formação da primeira turma, que ingressou em 2006. Aliado aos princípios que guiam a formação dos Farmacêuticos, centrados na aprendizagem do estudante e fundamentados no professor como facilitador e mediador do processo, a formação integral do estudante deve articular o ensino, a pesquisa e a extensão. Em meados do século XX, incluiu-se o Compromisso Social como função essencial da Universidade, traduzida concretamente pelo conceito de extensão, convencionalmente completando o trinômio ensino-pesquisa-extensão que, seguindo a retórica do texto constitucional brasileiro, seria indissociável. Sendo assim, a extensão pode e deve ser compreendida como práxis educacional em um mundo cada vez mais multirreferenciado e intercultural (Estatuto Geral da UFBA, 2010). Conforme prevê a Resolução nº 02 de 2022, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA (CONSEPE), a extensão deve estar inserida nos currículos de graduação, contribuindo para a formação universitária interdisciplinar, crítica e responsável do estudante; aprimorar a qualidade da formação acadêmica; fortalecer a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; incentivar a comunidade acadêmica a atuar na promoção do desenvolvimento humano, econômico, científico, tecnológico, social, artístico e cultural. Sendo assim, surgiu a ideia de criar um evento que tornasse o (a) estudante o (a) protagonista de sua história e difundisse perante a sociedade acadêmica e científica, o papel do farmacêutico em suas diversas áreas de atuação, bem como propagar os conhecimentos e experiências vivenciados pelos graduandos e egressos do curso de Farmácia do IMS-CAT. JUSTIFICATIVA As atividades do Curso de Graduação em Farmácia devem contemplar as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental, assim como garantir o desenvolvimento das políticas institucionais de ensino, de extensão e de iniciação científica/pesquisa (MEC, 2017). Sendo assim, esta proposta de caráter extensionista prevê uma “oxigenação” da relação entre discentes, egressos e docentes do curso de Farmácia, visando criar um espaço para dar visibilidade à produção dos estágios realizada pelos discentes e à troca de conhecimentos e vivências para um exercício profissional de excelência frente à sociedade. OBJETIVOS Geral: Difundir a produção acadêmica e científica dos discentes do curso de Farmácia. Específicos: o Estimular o protagonismo discente; o Possibilitar a reflexão crítica a respeito da formação farmacêutica; o Promover o diálogo entre a universidade e a sociedade; o Promover espaços que fortaleçam a criatividade, inovação e produção do conhecimento; o Ampliar a parceria entre instituições conveniadas para qualificação profissional nos serviços de saúde regionais.   METODOLOGIA Prevê-se a realização de eventos semestrais ou anuais, que incluam a apresentação dos produtos desenvolvidos pelos discentes do curso de Farmácia durante os estágios, trabalhos de conclusão de curso e demais disciplinas vinculadas ao curso de Farmácia. O público-alvo são os discentes do curso de Farmácia e demais interessados da comunidade. Para análise da ocupação de postos de trabalho pelos egressos do curso de Farmácia do IMS-CAT-UFBA, será utilizado um questionário (Anexo A), disponibilizado para preenchimento através de formulário online a ser compartilhado entre docentes e egressos via mídia eletrônica, como e-mail e redes sociais. Como primeiro evento, o tema será “Experiências exitosas de egressos e concluintes do curso de Farmácia, 2023”, previsto para o dia 05 de julho de 2023, das 08h às 18h30 no IMS-CAT-UFBA. PROGRAMAÇÃO Salas de aula 1 e 2 (capac. máx. 40 pessoas cada) Haverá a apresentação dos produtos de estágio dos discentes matriculados nos respectivos componentes curriculares: IMS065 - Legislação farmacêutica, Deontologia e ética, IMS097 – Estágio em Farmácia, IMS101 – Estágio Supervisionado em Alimentos, IMS103 – Estágio Supervisionado em Análises Clínicas, IMS104 - Estágio Supervisionado em Indústria e IMS105 - Estágio Supervisionado Final. Estes produtos de estágio podem ser apresentados em diversos formatos, como: folders educativos, cartazes, protocolos, medicamentos, cosméticos, alimentos, etc. Em paralelo, serão realizadas mesas redondas temáticas que contarão com a presença de egressos do curso como convidados das mais diversas áreas de atuação profissional. Auditório do prédio de aulas (capac. máx. 130 pessoas) 07h30-08h00 – Recepção e cadastro dos participantes; 08h00 - 08h15 - Abertura do evento 08h15 – 10h15 - Mesa redonda 1: Farmácia comunitária Farmácia hospitalar Assistência farmacêutica Gestão em Saúde Empreendedorismo farmacêutico 09h45 - 10h15 - Perguntas da plateia 10h15 – 12h15 – Mesa redonda 2: Análises Clínicas Perícia criminal Pós graduação Docência 11h45 - 12h15 - Perguntas da plateia 12h15-14h00 - Almoço 14h00 – 16h00 – Mesa redonda 3: Indústria farmacêutica Farmácia magistral Farmácia veterinária 15h30 - 16h00 - Perguntas da plateia 16h15-18h00 – Mesa redonda 4 Alimentos Estética Cosmetologia 17h45 - 18h15 - Perguntas da plateia 18h15 - 18h30 - Encerramento RESULTADOS ESPERADOS Com este projeto, espera-se alcançar: O estabelecimento de encontros como parte da inserção da curricularização da extensão no curso de Farmácia; o A produção técnico-científica, incluindo o relato de experiências; o A construção de elementos que contribuam para o registro da história do curso; o Aproximação entre discentes e docentes com profissionais que atuam na área da Farmácia e áreas afins. ORÇAMENTO E FINANCIAMENTO Todo o material utilizado para as ações será de custeio da equipe organizadora. Solicitamos da instituição, o uso da infraestrutura e reserva de auditório e salas e divulgação dos eventos para a comunidade. Considerando este projeto como uma proposta permanente, esperamos submeter a proposta em editais futuros para captação de recursos. MATERIAL CUSTO (em Reais) Água mineral para os convidados 60,00 Café e lanche para os convidados 100,00 Material de papelaria 140,00 Presentes para homenagens 200,00 Total 600,00 ASPECTOS ÉTICOS Esta proposta se trata de ações pontuais, na modalidade evento de extensão de caráter permanente. Desta forma, a participação no evento como convidado palestrante, monitor ou ouvinte é voluntária e gratuita. Não serão coletadas nem divulgadas as informações pessoais dos indivíduos que se inscreverem para participar dos eventos. Imagens do evento (fotos e vídeos curtos das atividades) poderão ser utilizadas para registro e divulgação. Será descrito no questionário online para coleta dos dados dos egressos do IMS-CAT-UFBA, a seguinte informação: “Pelo presente instrumento, autorizo minha inclusão no cadastro de ex-alunos do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira, e autorizo o Colegiado de Farmácia e/ou um dos seus prepostos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD a obtenção e tratamento dos meus dados, informados neste instrumento, a serem utilizados apenas para atualização cadastral, determinação do perfil do egresso e como forma de contato através dos meios de contato informados”. INSCRIÇÃO E CERTIFICADOS A inscrição no evento será gratuita e realizada mediante preenchimento de cadastro em formulário online. Serão disponibilizadas 120 inscrições - categoria ouvinte para este primeiro evento. A participação será registrada através de lista de presença. Receberão certificados aqueles que participarem em um mínimo 75% da carga horária do evento. EQUIPE Os eventos serão organizados pelos professores do Curso de Farmácia que compõem a Comissão de Estágios Curriculares Obrigatórios e membros do Núcleo Docente Estruturante que tenham interesse. Discentes poderão ser selecionados para participar dos eventos como monitores. Coordenação geral: Profa. Jéssica Bomfim de Almeida – Área Farmácia Comunitária, Análises Clínicas e Saúde Pública Prof. Juliano Geraldo Amaral - Área Indústria farmacêutica Profa. Milena Soares dos Santos – Área Análises Clínicas e Saúde Pública Executantes - Coordenadores de área: Profa. Nília Maria de Brito Lima Prado – Área Assistência Farmacêutica e Saúde coletiva Profa. Tayse Rebouças – Área Alimentos Profa. Cassiara Camelo – Área Alimentos Prof. Gabriel Damasceno Azevedo – Área Tecnologia farmacêutica Monitores: Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação do IMS-CAT-UFBA Executantes: Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Farmácia ou pós-graduação do IMS-CAT-UFBA REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74371-rces006-17-pdf/file CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013. Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/572.pdf CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Áreas de Atuação. Especialidades farmacêuticas. Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: https://www.cff.org.br/pagina.php?id=14&menu=14&titulo=%C3%81reas+de+atua%C3%A7%C3%A3o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Formação farmacêutica no Brasil / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2019. 160 p. : il. ISBN 978-85-89924-28-3. Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/livro_caef21maio2019.pdf CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Estatística. . Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: https://site.cff.org.br/estatistica?tipo=todos&uf=BA INSTITUTO DE CIENCIA TECNOLOGIA E QUALIDADE INDUSTRIAL (ICQT). A formação do farmacêutico no Brasil e o que o mercado espera desse profissional. Por Marcelo de Valécio. ICQT. Acesso em: 23 abr. 2023. Disponível em: https://ictq.com.br/guia-de-carreiras/492-a-formacao-do-farmaceutico-no-brasil-e-o-que-mercado-espera-desse-profissional-6 ANEXO A QUESTIONÁRIO Com o objetivo de acompanhar a inserção profissional do(a)s farmacêutico(a)s que formaram no IMS - CAT, Universidade Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, lhe convidamos a responder este breve questionário. Agradecemos a sua participação! Abraços, Professores: Jéssica Bomfim, Juliano Amaral e Milena Soares. *Pelo presente instrumento, autorizo minha inclusão no cadastro de ex-alunos do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira, e autorizo o Colegiado de Farmácia e/ou um dos seus prepostos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD a obtenção e tratamento dos meus dados, informados neste instrumento, a serem utilizados apenas para atualização cadastral, determinação do perfil do egresso e como forma de contato através dos meios de contato informados. 1. Nome completo 2. E-mail para contato 3. Sexo: Masculino, Feminino, Prefiro não informar 4. Em qual ano ingressou no curso de Farmácia do IMS-CAT? 5. Em qual ano você concluiu o curso de Farmácia do IMS-CAT? 6. Qual a sua idade? 7. No momento, está atuando como farmacêutico(a)? Sim/Não 8. Caso sim, em qual área de atuação? (Se não, informe não se aplica) 9. Caso sim, onde está atuando? Setor público, privado, ONGs, Associações, Autônomo (Se não, informe não se aplica) 10. Qual a sua renda mensal? Renda ( ) Até R$ 3.000 ( ) De R$3000 a R$ 5.000 ( ) R$ 5.000 a 10.000 ( ) Acima de R$10.000 11. Qual o seu local de residência? Vitória da Conquista, Outra cidade do estado da Bahia, outro estado, outro país 12. Fez ou está fazendo cursos de especialização, residência, mestrado ou doutorado? 13. Caso sim, cite a formação após a graduação e instituição onde obteve o título. (Se não, informe não se aplica) 14. Qual o tempo referente ao primeiro emprego na área farmacêutica? (Até 6 meses, De 6 meses a 2 anos, Mais que 2 anos) 15. Fez ou está fazendo outro curso de graduação após a conclusão do curso de Farmácia? 16. Caso sim, qual novo curso? (Se não, marque não se aplica) 17. Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para os graduandos(a)s do curso de Farmácia do IMS-CAT-UFBA?
Equipe Executora
NomeVínculoFunção no ProjetoCH Semanal
Milena Soares dos Santos DocenteCoordenadora1
Jéssica Bomfim de AlmeidaDocenteCoordenadora1
Juliano Geraldo AmaralDocenteCoordenador1
Cassiara Camelo Eloi de SouzaDocenteExecutante - coordenação da área Alimentos1
Tayse Dantas Rebouças Santos RibeiroDocenteExecutante - coordenação da área Alimentos1
Gabriel Azevedo de Brito DamascenoDocenteExecutante - coordenação da área Tecnologia farmacêutica1
Nilia Maria de Brito Lima Prado DocenteExecutante - coordenação da área Assistência farmacêutica e Saúde coletiva1
Bruna de Andrade Braga MendesDocenteDocente Executante - coordenação da área Alimentos1