Detalhes do Projeto
Título | HUMANIZANDO O CUIDADO NA PEDIATRIA HOSPITALAR POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
| ||||
---|---|---|---|---|---|
Tipo de Projeto | Extensão
| ||||
Coordenador(a) | Juliana Xavier Pinheiro da Cunha
| ||||
Tipo de Extensão | Eventual
| ||||
| |||||
Resumo | O uso de estratégias lúdicas de acolhimento à criança hospitalizada contribui assertivamente para que ela possa externalizar pensamentos, receios e temores, contribuindo para a criança ressignificar o período de internação, melhorando sua capacidade de resiliência até a vida adulta. Tem como objetivo geral: promover a humanização do cuidado na pediatria hospitalar por meio de atividades lúdicas. Como objetivos específicos, este projeto buscará: desenvolver atividades lúdicas através da visita de heróis e heroínas às crianças hospitalizadas; desenvolver ações lúdicas como peças com fantoches, jogos, leituras e brincadeiras direcionadas às crianças hospitalizadas de acordo com a idade e condições clínicas; promover visita musical como ferramenta de cuidado à criança hospitalizada. Essa ação será desenvolvida por alunos da graduação de psicologia e enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. A visita será realizada no cenário de internação pediátrica do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Bahia. As atividades compreendem a realização de brincadeiras e jogos de acordo com a idade e condição clínica, contação de histórias infantis por meio de fantoches ou de recursos visuais, atividades musicais e lúdicas através da visita de heróis e heroínas. Espera-se contribuir para a transformação no contexto de adoecimento no ambiente hospitalar, através da incorporação de atividades lúdicas com intuito de amenizar o sofrimento gerado pela internação. Além disso, mobilizar nos acadêmicos o desenvolvimento de competências como: cuidado interdisciplinar; o acolhimento empático; o aperfeiçoamento de habilidades relacionais e das capacidades empáticas e comunicativas à criança hospitalizada e sua família
| ||||
Equipe Executora |